
O projecto IBERLONGEVA, uma iniciativa transfronteiriça entre Portugal e Espanha, propõe-se a promover o envelhecimento saudável através de uma plataforma digital participativa, centrada no utilizador. Funcionará como uma rede social acessível por web ou aplicação móvel, permitindo a recolha contínua e segura de dados biométricos (via wearables) e metadados clínicos, sociais e económicos.
Com uma forte vertente investigativa, o projecto integra tecnologias de I.A. para apoiar a prevenção, diagnóstico precoce e gestão da saúde. Simultaneamente, gera uma base de dados longitudinal com grande valor científico, respeitando integralmente a legislação de proteção de dados. O modelo de longevidade proposto promove a participação activa dos indivíduos na sua própria saúde e contribui para o avanço do conhecimento sobre o envelhecimento em contextos reais.
Dirigido a cerca de 4,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos na região fronteiriça luso-espanhola, o projecto envolve administrações públicas, profissionais de saúde e centros de investigação. Inclui ainda um observatório do envelhecimento saudável, programas de intervenção, conteúdos personalizados, redes de contacto e alertas, reforçando a capacidade analítica e preventiva da plataforma.
Sustentável e replicável noutras regiões, o modelo poderá gerar inovação e reduzir em até 20% as consultas médicas e 6,3% os internamentos hospitalares, representando uma poupança anual superior a 500 milhões de euros. A plataforma contribuirá também para políticas públicas mais eficazes e para a prevenção de futuras crises sanitárias. A iniciativa é promovida pelo CENIE, com participação da Universidade de Salamanca, Universidade de Vigo, Instituto Politécnico de Bragança e apoio da Direção-Geral da Saúde.
No âmbito de:
Instituições promotoras:
Informação adicional:
IBERLONGEVA: A iniciativa do CENIE para uma longevidade saudável e preventiva
In: CENIE: Centro Internacional para o Envelhecimento | 18-12-2024