O Curso:
A nova economia ancorada nos paradigmas atuais sofreu nos últimos anos profundas alterações no âmbito social, económico, comportamental e tecnológico. A prática de uma alimentação saudável, pilar fundamentar para a saúde dos indivíduos, supõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, proporcionando energia adequada e bem-estar físico ao longo do dia.
Sendo a alimentação saudável uma das prioridades estratégicas do Ministério da Saúde, e perante o crescimento no consumo de refeições fora de casa, é fundamental discutir não só a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos, mas também modelos de serviços que possam estimular escolhas saudáveis alicerçadas na segurança alimentar. Este curso permitirá formar pessoal especializado dotado de conhecimentos e metodologias que lhes permita conceber, organizar e planear sob supervisão de um nutricionista, atividades no âmbito da higiene, qualidade e segurança alimentar, preparações alimentares saudáveis e/ou adaptada às condições fisiopatológicas dos diferentes grupos populacionais, acompanhando as tendências de evolução e criatividade, respeitando os princípios da sazonalidade e da nutrição
|
Objectivos: O Curso Técnico Superior Profissional em Alimentação Saudável tem como objetivos: Conceber, organizar, planear e executar atividades no âmbito da gestão, higiene, qualidade e segurança alimentar na restauração, sob supervisão de um nutricionista ou engenheiro alimentar; Conceber, organizar, planear e executar atividades de seleção de alimentos e de adaptação de preparações alimentares, que sejam saudáveis, sustentáveis e económicas, respondendo às condições fisiopatológicas dos diferentes grupos populacionais e acompanhando as tradições, tendências de evolução e criatividade, sob supervisão de um nutricionista.
Tem como principais Atividades:
1. Colaborar na organização da cozinha, tendo em consideração os princípios e procedimentos de acordo com normas e legislação alimentar em vigor de forma a salvaguardar a saúde pública; 2. Planear normas de arrumação, circuitos, inventariação, gestão de stock e manutenção de equipamento e utensílios tendo em consideração conhecimentos relativos a higiene e segurança alimentar na restauração; 3. Estabelecer contactos com fornecedores, tendo em vista a gestão de custos e o controlo da qualidade dos produtos alimentares adquiridos respeitando as condições higiossanitárias; 4. Participar no planeamento de preparações alimentares saudáveis e inovadoras, tendo presente os conhecimentos das necessidades nutricionais, da sustentabilidade alimentar e de uma alimentação saudável; 5. Implementar práticas de higiene e segurança alimentar em todas as etapas da produção de refeição; 6. Colaborar na gestão da cozinha, garantindo a promoção da saúde da população-alvo e suas especificidades; 7. Assegurar a qualidade do serviço prestado, identificando situações de risco e agindo em conformidade garantindo a elaboração de dietas saudáveis e adequadas; 8. Gerir a comunicação e relacionamento interpessoal com o cliente e com a equipa multidisciplinar; 9. Participar no planeamento de preparações alimentares, saudáveis e inovadoras, adaptadas a situações fisiopatológicas, tendo presente os conhecimentos das necessidades nutricionais, da sustentabilidade alimentar e de uma alimentação saudável; 10. Participar na escolha de alimentos e ingredientes para as preparações alimentares, tendo em consideração os conhecimentos de uma alimentação saudável, sustentável e económica.
Organização do Curso:
A duração do Curso Técnico Superior Profissional em Alimentação Saudável é de 2 anos. Cada ano letivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas letivas.
Saídas Profissionais:
Exercer funções em estabelecimentos hoteleiros, empresas de restauração coletiva e empresas de catering, permitindo: Colaborar na gestão de serviços de alimentação; Participar no planeamento de preparações alimentares saudáveis e inovadoras, adaptadas a situações fisiopatológicas sob supervisão de um nutricionista; Implementar práticas de higiene e segurança alimentar em todas as etapas da produção de refeições.
Locais de estágio:
No 2º semestre do 2º ano os alunos realizarão um estágio em empresas e instituições.
Principais locais de estágio:
1-ITAU, SA 2-Santa Casa da Misericórdia de Bragança 3-Centro Social Paroquial Santo Condestável 4-GERTAL - Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, SA 5-Obra Social Padre Miguel 6-Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual-APADI 7-Fundação Betânia - Centro Apostólico de Acolhimento e Formação 8-Serviços Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Bragança 9-EUREST PORTUGAL - Sociedade Europeia de Restaurantes, Lda. 10-Restaurante Típico Snack-bar O Javali, Lda 11-Pousada de Bragança - São Bartolomeu
|