Pós-Graduação em Termalismo e SPA
|
|
|
|
|
|
Pertinência de oferta formativa
A procura do termalismo de bem-estar está a atingir um lugar de destaque no panorama turístico Ibérico, fruto das campanhas de divulgação e do esforço na melhoria das condições e na diversificação da oferta.
O Turismo de Saúde, destaca-se atualmente como um setor próspero que atua como um importante impulsionador da economia e promove experiências de alto valor acrescentado, o que leva ao aumento da sua procura, transformando o bem-estar num fenómeno que se estende cada vez mais entre aqueles que procuram melhorar a sua qualidade de vida.
De igual forma a Organização Mundial do Turismo valoriza a vertente termal e considera- -a fundamental para o desenvolvimento regional, prevendo um crescimento sustentado do turismo nos próximos 20 anos aliado à emergência de novos padrões de consumo e motivações, privilegiando destinos que ofereçam experiências diversificadas e com elevado grau de autenticidade e qualidade ambiental.
Ainda dentro do conceito salutogénese pela água temos os Spas (uso de águas mineromedicinais ou não), a European Spas Association (ESPA) representa mais de 1.400 Spas e resorts de saúde, bem como instalações para cura, prevenção, reabilitação e turismo de saúde e bem-estar na Europa. O mercado europeu relacionado contém, de acordo com a ESPA, aproximadamente 10.000 instalações.
Tendo em conta o descrito anteriormente, parece-nos pertinente o desenvolvimento de uma pós-graduação internacional em Termalismo e Spa, que irá ocupar um lugar de destaque na UVigo e no IPB, dando resposta à procura desta formação principalmente por profissionais do sector na área do Termalismo. O Campus da Auga e Ourense, capital Termal de Galícia, e o AquaValor e Chaves, cidade reconhecida pelas águas termais mais quentes de Portugal, disponibilizam esta especialização para todos os interessados em receber a formação mais completa possível neste importante sector, e com a oportunidade de serem lecionados por uma equipa de docentes de excelência e de renome na área do termalismo de Espanha e Portugal.
|
|
Requisitos de Acesso
Titulares do grau de licenciatura ou equivalente legal, ou profissionais cuja formação esteja diretamente relacionados com o curso ou que reúnam requisitos legais de acesso e lhes sejam reconhecidos 3 anos de experiência profissional.
Principais resultados da aprendizagem e perfil ocupacional dos diplomados
A Pós-Graduação tem como objetivo fundamental proporcionar e aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos na área do termalismo e hidroterapia, tanto a licenciados interessados como a profissionais do sector, de modo a garantir não só a qualificação e especialização de profissionais para a prestação de serviços diferenciados em estâncias Termais e Spas, como também para o desenvolvimento de uma linha de investigação ligada à salutogénese pela água e para dar a conhecer aos discentes todos os aspetos relacionados com este importante setor económico, turístico e de saúde.
Regulamentos de exames, avaliação e classificação A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB e da UVigo.
Regime de estudos
Aulas teóricas com recurso à tecnologia de videoconferência e de E-learning e estágio em contexto de trabalho.
Funcionamento em:
Portugal: Edifício AquaValor; Rua Dr. Júlio Martins, no1, 5400-342 Chaves Espanha: Campus da Auga s/n, 32004 Ourense
|
Sobre o Curso:
Curso: Termalismo e SPA Grau ou Diploma: Pós-Graduação Internacional
A Pós-Graduação funcionará com os seguintes limites de alunos por local: - Mínimo 15/Máximo 25.
Taxa de Candidatura 25 € - Propinas 100 € mês
|
|
Candidaturas:
Portal do candidato
|
Coordenação Pedagógica
Portugal: Maria José Alves – Docente na Escola Superior de saúde de Bragança - Instituto Politécnico de Bragança - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Espanha: Maria Reyes Perez Fernandez – Docente na Escola Superior de Enfermagem - SERGAS (Servizo Galego de Saúde) - Universidade de Vigo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Coordenação Científica
Pedro Cantista – Diretor Clínico das Termas de Chaves Rosa Ribeiro – Médica nas Termas Maria José Alves – Docente na Escola Superior de Saúde de Bragança - Instituto Politécnico de Bragança Maria Reyes Pérez Fernández – Docente na Escola Superior de Enfermagem SERGAS – Campus de Ourense, Universidade de Vigo José Maria Failde Garrido – Docente de Faculdade de Ciências de Educação e Trabalho Social – Campus de Ourense, Universidade de Vigo
Parceiros
-
Termas de Chaves
-
Termas de São Pedro do Sul
-
Associação de Termas de Portugal
-
Vidago Palace Hotel
-
Six Senses Douro Valley
-
BeOne Ourense
-
Fundación Neuroburgas
-
Balneario de Baños de Molgas
-
Balneario de Cortegada
-
Termas de Outariz
-
Termas de Prexigueiro
-
Talasso Atlântico
|
|
|
|