|
|
O Curso:
O crescimento e o desenvolvimento das sociedades faz-se também através do crescimento e desenvolvimento das profissões que concorrem para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A utilização do medicamento nas sociedades actuais é um bem inquestionável, um bem gerador de qualidade de vida. O Técnico de Farmácia desempenha na actualidade um papel de relevo no contexto de medicamento. A sua evolução, transformou-se numa mais valia para os consumidores de medicamentos, pelo papel que desempenha em todo o circuito do medicamento e porque, estando em contacto com o utente, pode promover uma utilização racional e segura deste bem de consumo. A Escola Superior de Saúde, em geral, e o Curso de Farmácia, em particular, contribui para que os futuros profissionais de saúde cresçam, se desenvolvam e trabalhem diariamente, para ajudar a construir um sistema de saúde mais eficaz, eficiente, de qualidade, que permita constantemente dar resposta às necessidades e exigências da população. |
|
Objectivos: Pretende-se que o formando seja capaz de:
O Licenciado em Farmácia prepara, fornece e distribui medicamentos, produtos químicos e produtos dietéticos, segundo fórmulas farmacêuticas e prescrição terapêutica. Planeia toda a actividade do circuito do medicamento, desde a aquisição e recepção, até ao armazenamento e distribuição, assegurando a sua qualidade. Presta aconselhamento aos utentes e outros profissionais de saúde sobre o uso de medicamentos e outros produtos farmacêuticos. Embora a principal área de intervenção do Técnico de Farmácia se centre na terapêutica, pode também intervir na prevenção e promoção da saúde, na investigação, na gestão e no ensino.
A racionalização do uso do medicamento bem como a necessidade de inovação dos sistemas de prestação dos cuidados de saúde, a evolução, a transformação e exigência dos novos sistemas de distribuição, as novas tecnologias aplicadas aos sistemas de distribuição e a produção do medicamento resultaram numa elevação da responsabilidade e da participação nas equipas de saúde deste profissional.
Organização do Curso:
A duração do Curso de Licenciatura em farmácia é de 4 anos. Cada ano lectivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas lectivas.
Saídas Profissionais:
O curso de licenciatura em farmácia possibilita desenvolver a actividade profissional em: - Farmácias hospitalares públicas ou privadas - Farmácias comunitárias (de venda directa ao público) - Farmácias militares - Farmácias prisionais - Parafarmácias - Laboratórios universitários - Laboratórios e empresas da indústria farmacêutica - Administração Regional de Saúde (ARS) - Centros de saúde - Lares de 3ª Idade - Instituições de ensino e investigação - Marketing Farmacêutico
A situação actual dos técnicos de farmácia no mercado de trabalho é globalmente positiva, na medida em que o nível de procura é alto e o desemprego pouco frequente. A inserção na vida activa apresenta-se, assim, relativamente fácil para aqueles que terminam a sua formação.
|
Sobre o Curso:
Curso: Farmácia Grau ou Diploma: Licenciatura Área científica predominante do curso: Ciências Farmacêuticas Duração normal do curso: 4 anos: 8 semestres curriculares.
|
|
Candidaturas:
Consultar Portal do Candidato |
|
|
|
|