Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

 

 Curso Técnico Superior Profissional

 Estética Cosmética e Bem-Estar (locais previstos de funcionamento - Macedo de Cavaleiros e Amarante)

 

O Curso:

O mercado da cosmética, da estética e do bem-estar tem vindo a crescer, revelando um crescente mercado de trabalho para profissionais destas áreas. Em Portugal e, em particular no norte do país, verifica-se um número crescente de empregadores para estes técnicos, como farmácias, parafarmácias, clínicas médicas com intervenção em medicina estética e bem-estar, ervanárias e outros locais de venda de suplementos alimentares, e empresas de prestação de serviços na área da estética, cosmética e bem-estar. Neste contexto económico e social é evidente a necessidade de formação de técnicos superiores para trabalhar neste tipo de instituições e empresas, justificando assim, formações de nível 5, onde se enquadra o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Estética, Cosmética e Bem-estar, de forma a dar respostas a públicos cada vez mais exigentes. Tendo em conta a legislação da área, que define as condições de organização, funcionamento e instalação a que devem obedecer as clínicas e outros locais com intervenção na área da saúde estética e bem-estar, que refere a necessidade de formação académica dos profissionais que atuam nestas áreas, o CTeSP em Estética, Cosmética e Bem-estar, incorporando estes conteúdos no seu programa de formação, constitui-se uma formação adequada às funções destes profissionais. Este curso dota os seus formandos com competências para realizar funções inerentes à atividade do setor estética, cosmética e bem-estar, tendo em conta os princípios anatómicos e estéticos, bem como os de segurança e saúde, numa abordagem holística e individualizada do cliente.
Estes técnicos planeiam, aplicam e avaliam todo o tipo de tratamentos de beleza e cosmética, selecionam e aplicam técnicas de eletrologia e técnicas de massagem de relaxamento e bem-estar. São profissionais especializados na seleção, formulação, desenvolvimento e aplicação de produtos cosméticos, de bem-estar e suplementos alimentares. Estes profissionais têm conhecimentos básicos de alimentação, nutrição, e suplementação podendo identificar comportamentos de risco nos seus clientes e encaminhá-los para profissionais de saúde competentes. A formação destes técnicos abrange também conteúdos de gestão e empreendorismo, garantindo-lhe competências para criar e gerir um negócio neste setor, ou colaborar nestas tarefas no âmbito de uma equipa multidisciplinar.

Objectivos:

O Curso Técnico Superior Profissional em Estética, Cosmética e Bem-estar tem como objetivo formar profissionais capazes de conceber, planear, coordenar e executar tratamentos estéticos, cosméticos e de bem-estar, após avaliação das necessidades do cliente, tendo em conta os princípios anatómicos e estéticos, bem como os de segurança e saúde, numa abordagem holística e individualizada do cliente, concebendo soluções criativas para problemas abstratos, seguindo princípios de ética profissional.
Tem como atividades principais: 
- Planear, coordenar e assegurar a realização de técnicas de estética, técnicas de cosmética, massagem e bem-estar, utilizando os meios técnicos, produtos e equipamentos adequados de acordo com as necessidades e especificidades do cliente. 
- Gerir a comunicação e relacionamento interpessoal com o cliente e com a equipa multidisciplinar. 
- Planear, recolher e gerir informação para a aquisição de estilos de vida e comportamentos alimentares saudáveis, considerando as especificidades de cada cliente. 
- Conceber, planear, coordenar e executar planos de aconselhamento do cliente acerca das terapias de promoção do bem-estar, nomeadamente as terapias de estética, cosmética, suplementos alimentares e outras. 
- Gerir situações anómalas no cliente face aos tratamentos e conceber soluções criativas para problemas abstratos que possam surgir no âmbitos dos cuidados estéticos, cosméticos e de bem-estar. 
- Conceber e elaborar planos de higienização das instalações, equipamentos e materiais inerentes aos tratamentos de estética, cosmética e bem estar e à produção de cosméticos e suplementos alimentares. 
- Coordenar, planear e aplicar um correto manuseamento de máquinas, equipamentos e produtos no seu âmbito de ação. 
- Conceber, planear, coordenar e executar uma gestão eficiente de encomendas, recepção de produtos e equipamentos e stocks em aprovisionamento. 
- Gerir e otimizar um negócio no setor da estética, cosmética e bem-estar, calculando preços dos tratamentos, gerindo recursos humanos e materiais. 
- Colaborar na formulação, produção, manipulação, seleção, recomendação e aplicação de produtos cosméticos e suplementos alimentares. 


Organização do Curso:

A duração do Curso Técnico Superior Profissional em Estética, Cosmética e Bem-estar é de 2 anos. Cada ano letivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas letivas.



Saídas Profissionais:

O Curso Superior Profissional em Estética, Cosmética e Bem-estar permite desenvolver a atividade profissional nos seguintes locais:
- Locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica
- Parafarmácias e farmácias
- Ervanárias e outros locais de venda de suplementos alimentares
- Clínicas médicas com intervenção em medicina estética e bem-estar
- Centros de estética
- Indústria de suplementos alimentares, cosméticos e perfumaria
- Prestação de serviços na área da estética, cosmética e bem-estar em vários outros locais



Locais de estágio:

No 2º semestre do 2º ano os alunos realizarão um estágio em empresas e instituições da região, com as quais existe parceria.



Sobre o Curso:

Curso: Estética, Cosmética e Bem-estar
Grau ou Diploma: Técnico Superior Profissional
Área científica predominante do curso: Cuidados de Beleza
Duração normal do curso: 2 anos; 4 semestres curriculares.





Candidaturas:

Consultar Portal do Candidato 
 
Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915