Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

 

 Pós-Graduação em Cuidados

 Paliativos

 

O Curso:

O envelhecimento demográfico da população portuguesa e o registo crescente de doenças oncológicas, de SIDA, de doenças neurológicas degenerativas e de insuficiências avançadas de órgão (respiratória, cardíaca, e outras), são fatores que têm vindo a contribuir para a existência de um vasto grupo de doentes crónicos, que padecem de grande sofrimento e elevada dependência, para quem o objetivo da cura não faz sentido. Mesmo quando não curam – o que vai sendo cada vez mais frequente na prática clínica -, os profissionais de saúde devem estar devidamente habilitados a prestar assistência e cuidados adequados, rigorosos e humanizados.

Graças aos avanços tecnológicos muitas questões éticas se levantam. Em muitas situações, todos os esforços vão no sentido de uma cura utópica, criando, por vezes, situações éticas altamente problemáticas. A “futilidade” terapêutica que frequentemente se observa, para além de aumentar as despesas públicas com a saúde, perpetua inadequadamente situações de grande sofrimento físico, psicológico, familiar e social. A não-cura não deve continuar a ser encarada como uma derrota, mas antes como uma realidade que merece por parte dos profissionais uma atenção rigorosa e um investimento adequado.

Os Cuidados Paliativos assumem-se hoje como uma das fronteiras do desenvolvimento futuro, um imperativo ético, organizacional e um direito humano. São, de acordo com a OMS, “uma resposta às necessidades dos doentes que apresentam doença avançada, incurável e progressiva, e/ou com intenso sofrimento, com múltiplos sintomas em evolução, tendo como objetivo principal a garantia da melhor qualidade de vida ao doente e sua família” Os seus pilares básicos assentam no controlo de todos os sintomas físicos e psicológicos, na comunicação eficaz e terapêutica, no cuidado à família e no trabalho em equipa, em que todos se centram numa mesma missão e objetivos.

Objectivos:

Atendendo a que muitos profissionais que trabalham com doentes paliativos não possuem conhecimentos prévios e habilidades para lidar com situações problemáticas que surgem ao cuidarem de doentes terminais e suas famílias, como Escola de Saúde, queremos possibilitar o desenvolvimento profissional mediante uma formação específica, sendo hoje consensual a necessidade de todos os profissionais com atividade clínica deterem competências básicas no âmbito da paliação.

Finalidade
Com a realização deste curso pretende-se aprofundar conhecimentos nas áreas temáticas focadas, gerar mudança de atitudes, e capacitar os profissionais para a resolução dos problemas dos doentes em fim de vida e dos seus familiares.



Objetivos específicos

Pretende-se que, no final do curso, o formando seja capaz de:

• Compreender os princípios dos cuidados paliativos;
• Determinar as necessidades de um doente em cuidados paliativos e da sua família;
• Reconhecer a problemática do sofrimento no fim de vida;
• Conhecer e aplicar os princípios do controlo sintomático;
• Identificar e monitorizar os sintomas mais frequentes na doença terminal;
• Discriminar os cuidados a prestar ao doente e família, nos últimos dias e horas de vida;
• Reconhecer a evolução normal do luto;
• Identificar as situações de luto patológico
• Compreender as perícias básicas de comunicação com doentes em fim de vida
• Conhecer as situações problemáticas mais frequentes na comunicação com doentes em fim de vida e seus familiares (transmissão de más notícias, transmissão do prognóstico, pedido de conspiração do silêncio)
• Aplicar os princípios éticos na análise das principais questões éticas relacionadas com o fim de vida;

Descrição de PreçoUnitário/Inscritos (mínimo)

- Taxa de Candidatura 25 €
- Propinas 100 €/ mês durante 10 meses
- O número Mínimo - 15 Formandos,
- Máximo - 25 formandos.

Planeamento

Início : Fevereiro de 2017
Términos : Fevereiro de 2018

- Duração: 2 semestres (30 semanas) = 380h.
- Funcionamento: Sexta 6h e Sábados 4h = 10h/semana



Candidaturas

Consultar Portal do Candidato
Destinatários

Enfermeiros


Diretor de Curso
---

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915