Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

Mestrado em Ciências Aplicadas da Saúde
O Curso:
O Mestrado em Ciências Aplicadas da Saúde é promovido pela Escola Superior de Saúde de Bragança e Escola Superior de Saúde da Guarda, em associação.
O Mestrado contempla um conjunto coerente de áreas de estudo de especialização clínica e profissional, que correspondem ao desenvolvimento de conhecimentos e competências em duas áreas fundamentais e prioritárias em saúde: a intervenção comunitária e a biotecnologia. Pretende-se promover o espírito de inovação, investigação, empreendedorismo e intervenção/integração no mercado de trabalho.
 
Objectivos:
O Mestrado em Ciências Aplicadas da Saúde pretende dotar graduados na área das Tecnologias da Saúde e de outras áreas da saúde e de Ciências da Vida, de formação científica e técnica, multidisciplinar, a nível avançado, em áreas de forte desenvolvimento atual da Intervenção Comunitária em Saúde e da Biotecnologia Aplicada em Saúde, essenciais para a compreensão de técnicas modernas de diagnóstico e tratamento, aconselhamento e monitorização em saúde. Com esta proposta de mestrado pretende-se promover a formação contínua dos profissionais de saúde e fixar profissionais altamente qualificados nas regiões de influência do IPG e do IPB, pelo que, será elemento diferenciador e de afirmação da ESS-IPG e da ESSa-IPB nas regiões em que estão inseridas, cujo plano de estudos foi pensado tendo em conta as necessidades e o know-how da parceria, nas áreas específicas dos ramos que se apresentam.

O ramo de Intervenção Comunitária visa a aquisição de conhecimentos e competências nas áreas do aconselhamento, informação, monitorização e prestação de cuidados de saúde.
O ramo de Biotecnologia visa a aquisição de conhecimentos e competências na área da biotecnologia aplicada, nomeadamente no design, análise, diagnóstico, tratamento, desenvolvimento e monitorização em saúde.

Sobre o Curso
Ciências Aplicadas da Saúde - ramo Intervenção Comunitária
Ciências Aplicadas da Saúde - ramo Biotecnologia
Grau ou Diploma: Mestrado

Área científica predominante do curso: Saúde e Biotecnologia (ver plano de estudos)
Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 90 ECTS.
Duração normal do curso: 1,5 anos: 3 semestres curriculares.

Candidaturas
Consultar Portal do Candidato
Destinatários
  1. Titulares do grau de licenciado na área da Saúde ou das Ciências da Vida ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Saúde ou das Ciências da Vida conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Saúde ou das Ciências da Vida que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
Organização do Curso e lecionação:
Mestrado em associação e lecionado pela Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa-IPB) e Escola Superior de Saúde da Guarda (ESS-IPG). O Mestrado será lecionado através de um modelo de aprendizagem que inclui: - Lecionação com aulas presenciais, em cada uma das instituições parceiras (Instituto Politécnico da Guarda- IPG, e Instituto Politécnico de Bragança- IPB) e à distância por videoconferência, potenciando-se a utilização das novas tecnologias como forma de atualização do conhecimento - Equilíbrio entre o formato de lecionação expositivo, participativo com incentivando a inovação e o empreendedorismo.

Local de funcionamento:
As aulas serão lecionadas a partir das instalações do IPB e do IPG, sendo transmitidas por videoconferência para a instituição parceira, podendo os alunos assistir presencialmente numa destas instituições.

Diretor de Curso
Juliana Almeida de Souza (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 | Email.: essa@ipb.pt