Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

 

 Licenciatura em Farmácia

 

 

O Curso:

O crescimento e o desenvolvimento das sociedades faz-se também através do crescimento e desenvolvimento das profissões que concorrem para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A utilização do medicamento nas sociedades actuais é um bem inquestionável, um bem gerador de qualidade de vida.
O Técnico de Farmácia desempenha na actualidade um papel de relevo no contexto de medicamento.
A sua evolução, transformou-se numa mais valia para os consumidores de medicamentos, pelo papel que desempenha em todo o circuito do medicamento e porque, estando em contacto com o utente, pode promover uma utilização racional e segura deste bem de consumo.
A Escola Superior de Saúde, em geral, e o Curso de Farmácia, em particular, contribui para que os futuros profissionais de saúde cresçam, se desenvolvam e trabalhem diariamente, para ajudar a construir um sistema de saúde mais eficaz, eficiente, de qualidade, que permita constantemente dar resposta às necessidades e exigências da população.

Objectivos:

Pretende-se que o formando seja capaz de:

O Licenciado em Farmácia prepara, fornece e distribui medicamentos, produtos químicos e produtos dietéticos, segundo fórmulas farmacêuticas e prescrição terapêutica. Planeia toda a actividade do circuito do medicamento, desde a aquisição e recepção, até ao armazenamento e distribuição, assegurando a sua qualidade. Presta aconselhamento aos utentes e outros profissionais de saúde sobre o uso de medicamentos e outros produtos farmacêuticos.
Embora a principal área de intervenção do Técnico de Farmácia se centre na terapêutica, pode também intervir na prevenção e promoção da saúde, na investigação, na gestão e no ensino.

A racionalização do uso do medicamento bem como a necessidade de inovação dos sistemas de prestação dos cuidados de saúde, a evolução, a transformação e exigência dos novos sistemas de distribuição, as novas tecnologias aplicadas aos sistemas de distribuição e a produção do medicamento resultaram numa elevação da responsabilidade e da participação nas equipas de saúde deste profissional.

Organização do Curso:

A duração do Curso de Licenciatura em farmácia é de 4 anos. Cada ano lectivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas lectivas.



Saídas Profissionais:

O curso de licenciatura em farmácia possibilita desenvolver a actividade profissional em:

- Farmácias hospitalares públicas ou privadas
- Farmácias comunitárias (de venda directa ao público)
- Farmácias militares
- Farmácias prisionais
- Parafarmácias
- Laboratórios universitários
- Laboratórios e empresas da indústria farmacêutica
- Administração Regional de Saúde (ARS)
- Centros de saúde
- Lares de 3ª Idade
- Instituições de ensino e investigação
- Marketing Farmacêutico

A situação actual dos técnicos de farmácia no mercado de trabalho é globalmente positiva, na medida em que o nível de procura é alto e o desemprego pouco frequente. A inserção na vida activa apresenta-se, assim, relativamente fácil para aqueles que terminam a sua formação.

 

Sobre o Curso:

Curso: Farmácia 
Grau ou Diploma: Licenciatura 
Área científica predominante do curso: Ciências Farmacêuticas  
Duração normal do curso: 4 anos: 8 semestres curriculares.




Candidaturas:

Consultar Portal do Candidato 
 

Diretor de Curso
Olivia Rodrigues Pereira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915