Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

 

 Licenciatura em Enfermagem

 (Turmas 2)

 

O Curso:

A Enfermagem é a profissão que, na área da saúde, tem como objectivo prestar cuidados de enfermagem ao ser humano saudável ou doente ao longo do ciclo vital, e aos grupos sociais em que ele está integrado, de forma que mantenham, melhorem e recuperem a saúde, ajudando-os a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível (OE, 2005).

A estrutura conceptual da licenciatura em enfermagem tem como finalidade desenvolver as capacidades de segurança técnica e científica que emergem de um Ser Humano, necessariamente formado ao nível das suas competências intra e interpessoais ou multifactoriais.
Visa esta concepção de educação em enfermagem, formar o enfermeiro capaz de agir em integridade e liberdade com capacidade cívica e responsabilidade para dar resposta consciente e competente, a nível científico, técnico e relacional. Este profissional privilegiará a actuação ao nível das áreas de cuidados de saúde primários e diferenciados ao nível de responsabilidade auto e hetero- educativas no sentido de promover a saúde.

Objectivos:

Pretende-se que o formando seja capaz de:

- Adquirir conhecimentos de sustentação à interiorização dos conteúdos relativos ao conhecimento do desenvolvimento humano, como um processo de construção na dialéctica entre o indivíduo e os seus contextos;
- Planear, prescrever, executar e avaliar cuidados de enfermagem gerais, seguros, cumprindo as regras profissionais, técnicas e ético-deontológicas, ao indivíduo, família, grupos e comunidade, ao longo do ciclo vital, aos três níveis de prevenção em saúde (primária, secundária e terciária);
- Desenvolver consciência profissional e pessoal a nível inter e transdisciplinar das várias dimensões relativas à enfermagem: investigação, formação/educação, actividades terapêuticas e gestão em saúde;
- Desenvolver investigação e implementar estratégias adequadas de intervenção.


Organização do Curso:

A duração do Curso de Licenciatura em enfermagem é de 4 anos. Cada ano lectivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas lectivas.
Dos 240 créditos exigidos para a formação do Enfermeiro de Cuidados Gerais, 50% são de Ensino clínico/estágio, ou seja, 120 créditos.


Saídas Profissionais:

O curso de licenciatura em enfermagem possibilita desenvolver a actividade profissional em:

- Instituições de ensino
- Centros de Saúde
- Hospitais
- Clínicas de Saúde
- Maternidades
- Lares de idosos
- Jardins-de-infância e creches

 

Sobre o Curso:

Curso: Enfermagem 
Grau ou Diploma: Licenciatura 
Área científica predominante do curso: Enfermagem
Duração normal do curso: 4 anos: 8 semestres curriculares.




Candidaturas:

Consultar Portal do Candidato 
 

Diretor de Curso
Andre Filipe Morais Pinto Novo (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915