Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

 

 Licenciatura em Dietética e Nutrição

 

 

O Curso:

A saúde é conseguida, em grande parte, através de hábitos saudáveis, nomeadamente com a prática de uma alimentação equilibrada e segura. A Dietética estuda o efeito da alimentação e dos nutrientes no organismo e o modo como os alimentos podem ser utilizados para promover a saúde, prevenir e tratar a doença.

O Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição pretende melhorar o bem-estar nutricional de indivíduos, famílias e populações, através da formação de profissionais aptos a garantir a segurança alimentar, promoção da saúde, bem como planear dietas nutricionalmente adequadas a grupos ou indivíduos de qualquer faixa etária, saudável ou doente.

O Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição do IPB cumpre as recomendações nacionais e europeias do ensino da Dietética, de acordo com Benchmark Statement on Dietetics da EFAD (European Federation of Associations of Dietetics) e o DIETS Thematic Network (Dietitians Improving the Education and Training Standards) do qual é membro ativo.



Ao longo da formação em Dietética e Nutrição, os estudantes têm uma forte componente prática, tendo oportunidade de desenvolver trabalhos de campo, junto da comunidade e instituições locais e estágios enriquecedores com profissionais experientes, nas diferentes áreas de atuação da Dietética e Nutrição: Clínica ; Saúde Pública e Nutrição Comunitária e Gestão e Controlo da Qualidade.


A Licenciatura em Dietética e Nutrição do IPB é reconhecida pela Ordem dos Nutricionistas, exercendo os licenciados em Dietética e Nutrição a profissão de nutricionista com base na Lei n.º 126/2015 de 3 de setembro.

Objectivos:

Com a formação do Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição, pretende-se que o futuro nutricionista, seja capaz de:



• Realizar a avaliação nutricional de indivíduos ou grupos;
• Proceder a inquéritos alimentares;

• Calcular, planificar e elaborar planos alimentares para pessoas saudáveis

• Calcular, planificar e elaborar planos alimentares (naturais/artificiais) para doentes (internados ou em ambulatório), segundo prescrição médica;

• Promover a educação alimentar para indivíduos ou grupos;

• Intervir a nível da prevenção e promoção da saúde;

• Controlar a qualidade, higiene e segurança alimentar de estabelecimentos de restauração pública/ coletiva e de indústrias alimentares

• Gerir serviços de alimentação e dietética;

• Colaborar na elaboração e publicitação de novos produtos alimentares;

• Realizar investigação comunitária, clínica, segurança alimentar, gestão.


Organização do Curso:

O Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição tem a duração de 4 anos. Cada ano letivo corresponde a 60 ECTS divididos em dois semestres. O estudante pode, opcionalmente, inscrever-se em mais unidades curriculares até perfazerem um limite máximo de 18 ECTS por ano, do plano de estudos do mesmo curso ou de outros cursos do IPB.

Saídas Profissionais:

Unidades hospitalares
Centros de saúde
Unidades de Saúde Familiar
Clínicas privadas
Unidades de Cuidados Continuados

Hotelaria e restauração

Empresas de catering

Indústria alimentar

Autarquias

Misericórdias

Instituições de ensino

Estruturas residenciais para pessoas idosas
Clubes desportivos

Unidades Prisionais

Indústria farmacêutica

Unidades de Ensino e investigação
Empresas de formação e consultoria

Sobre o Curso:

Curso: Dietética e Nutrição 
Grau ou Diploma: Licenciatura 
Área científica predominante do curso:  Terapia e Reabilitação
Duração normal do curso: 4 anos: 8 semestres curriculares.




Candidaturas:

Consultar Portal do Candidato 
 

Diretor de Curso
Ana Maria Geraldes Rodrigues Pereira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 | Email.: essa@ipb.pt