Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

 

 Licenciatura em Ciências Biomédicas 

 Laboratoriais

 

O Curso:

O Curso Superior de Ciências Biomédicas Laboratoriais, requer conhecimentos sólidos e abrangentes em áreas de ciências da vida, exatas e médicas de forma a suportar a obtenção de saberes que permitam a análise e interpretação de resultados experimentais, realização de projetos de investigação, conhecimento do código de boas práticas laboratoriais, incluindo aspetos de saúde, segurança e ainda considerações sociais, éticas e deontológicas, de forma a compreender a importância do laboratório na saúde e na doença.

O licenciado em Ciências Biomédicas Laboratoriais desenvolve capacidades e competências que durante o processo de ensino e aprendizagem, que lhe permitem profissionalmente nos campos de ação de um atual licenciado em Análises Clínicas e de Saúde Pública (ACSP) e Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (APCT).

A existência de condições de excelência na Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança para ministrar este curso, assim como o facto de este instituto estar localizado num espaço geográfico de fortes e progressivas necessidades em termos de saúde, justificou a abertura do curso, satisfazendo desta forma as necessidades da região.

Objectivos:

Proporcionar qualificação para o exercício independente e autónomo, correspondente ao conteúdo funcional das profissões de técnico de Análises Clínicas e de Saúde Pública e de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica;

Facultar ao estudante conhecimentos, competências e aptidões, necessárias para o exercício profissional, de acordo com a Legislação Portuguesa, mantendo e/ou reforçando as suas funções, competências, autonomia e responsabilidades na área das Ciências Biomédicas Laboratoriais;

Proporcionar ao estudante a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito das Ciências Biomédicas Laboratoriais nomeadamente na intervenção em bioquímica, imunologia, hematologia, imunohemoterapia e microbiologia clínico laboratoriais, saúde pública, tanatologia clínica e forense, citopatologia, histotecnologia, tecnologias imunohistoquímicas e de patologia molecular.


Organização do Curso:

A duração do Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais é de 4 anos. Cada ano letivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas letivas, excetuando o 4º ano que decorre em 20 semanas.


Saídas Profissionais:

O curso de licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais possibilita desenvolver a atividade profissional em:

- Unidades hospitalares públicas ou privadas;
- Centros ou institutos de diagnóstico e terapêutica públicos ou privados;
- Laboratórios públicos e privados; Laboratórios de investigação Universitários;
- Laboratórios de Saúde Pública;
- Institutos de Investigação;
- Clínicas privadas;
- Centros de Saúde;
- Centros de ensino e de investigação;
- Empresas de equipamento especializado;
- Laboratórios de anatomia animal;
- Laboratórios de medicina dentária;
- Instituto de Medicina Legal;
- Unidades de ensino, como docentes.

 

Sobre o Curso:

Curso: Ciências Biomédicas Laboratoriais 
Grau ou Diploma: Licenciatura 
Área científica predominante do curso: Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica 
Duração normal do curso: 4 anos: 8 semestres curriculares.




Candidaturas:

Consultar Portal do Candidato 
 

Diretor de Curso
Maria Jose Goncalves Alves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915