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Pós-Graduação em  Educação

Emocional em Saúde

 

O Curso:

A Educação Emocional com base numa Metodologia essencialmente ativa (Dinâmica de Grupos, análise reflexiva em grupos, Workshops, Role Playing para análise dialógica, jogos Pedagógicos, etc) tem como Objetivos:
1. Desenvolver nos formandos as Competências Emocionais de:
- Reconhecimento, Compreensão e Gestão de emoções ao nível intra e inter pessoal.
- Conhecimento e Compreensão da Motivação pessoal e auto-motivação.
- Reconhecimento da pertinência das Habilidades Relacionais e Sociais
2. Aprender a desenvolver estratégias de auto ou hetero apaziguamento para gestão de emoções, utilizando os conhecimentos das diversas tipologias das terapias complementares.
3. Reconhecer da necessidade da implementação de Formação em Educação Emocional, de forma transversal, ao longo do processo formativo, no actual Sistema Educativo.

Requisitos de Acesso

Podem candidatar-se a este curso, os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimentom/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Creditação das aprendizagens prévias

No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula. Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portal do candidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos

35 Créditos ECTS. 1 semestre curricular. 18 Semanas de estudo por semestre, a tempo inteiro (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito do ECTS). 24 Horas Totais de estudo por semana (número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular).
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Desenvolvimento Pessoal, Psicologia, Medicina e Saúde.

Principais resultados da aprendizagem

Para concluir esta formação de pós-graduação, os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades de formação do plano de estudos, com 35 créditos ECTS. Este curso de pós-graduação confere aos alunos competências para o exercício das funções de compreensão e apoio emocional, de acompanhamento e de integração socioeducativa de indivíduos com necessidades de gestão emocional, através de estratégias de relaxamento, dinâmica interacional.

Perfil ocupacional dos diplomados

O curso de pós graduação em Educação Emocional insere-se na área de formação em Desenvolvimento Pessoal em Educação e Saúde, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de atividades de caráter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.

Acesso a outros ciclos de estudos

Esta formação de pós-graduação permite o prosseguimento de estudos de 2.º e 3.º ciclos, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).

Requisitos de graduação
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Regulamentos de exames, avaliação e classificação

A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola, disponível em www.essa.ipb.pt. 
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Créditos e Creditações atribuídos às UC

Está prevista nesta pós graduação a aquisição competências e de trabalho do aluno contabilizado com 35 ECTS, com uma totalidade de 205 horas distribuídas por 18 semanas.
As UC de:
- Neurofisiologia do Encéfalo - pode ser creditada pela UC de Anatomohistofisiologia de qualquer área científica das licenciaturas da ESSA,
As orientações tutórias previstas serão realizadas através da plataforma ipb.virtual.
Serão apresentadas em anexo as fichas ECTS de cada módulo.


Sobre o Curso:

Curso: Educação Emocional em Saúde
Grau ou Diploma: Pós-Graduação
Nível de qualificação:Nível 6 do EQF. Nível 5 do ISCED
Duração normal do curso:205 Horas de Contacto
 
(18 semanas previstas conforme cronograma esquemático)
Funcionamento: tempo-inteiro
Início Previsto : 18/02/2019 





Candidaturas:

Consultar Portal do Candidato 
 

Diretor de Curso
Maria Augusta Romao da Veiga Branco (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

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