Home
essa@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

 

 Mestrado Enfermagem de saúde

 Materna e Obstetrícia (a)

 

O Curso:

Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia ministrado no âmbito do consórcio constituído pelo Instituto Politécnico de Bragança, Instituto de Viana do Castelo e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para além de uma formação de Mestrado oferece a especialização de natureza profissional na mesma área, indo de encontro ao preconizado para este tipo de formação de acordo com Diretiva 2005/36 CE, de 7 de Setembro e Lei nº. 9/2009, de 4 Março.

a) Confere título de Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros.

Objectivos:

O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia tem como objetivos:

- Contribuir para a construção de um profissional capaz de promover lideranças fortes e motivadoras ajustadas aos desafios que se colocam aos cuidados de enfermagem especializados em saúde materna e obstetrícia e às organizações; 
- Consolidar a participação dos profissionais de enfermagem especializados em saúde materna e obstetrícia, na consecução de ganhos em saúde da população decorrente das necessidades em cuidados de enfermagem especializados, das novas problemáticas de saúde e das mudanças demográficas, sociais e epidemiológicas; 
- Contribuir para a prossecução dos objetivos da formação especializada, com vista ao desenvolvimento do empreendedorismo e da capacidade competitiva no sector da saúde pública ou privada;  - Incentivar a produção, a apropriação e disseminação do conhecimento, através da realização de trabalhos académicos e dissertações de mestrado.


Organização do Curso:

O curso está organizado em quatro semestres letivos, com uma duração de 24 meses, correspondentes a 120 créditos.

O 1.º ano curricular contempla dois semestres letivos, correspondendo o 1.º semestre a um tronco comum de especialista/mestrado, de 30 créditos (6 U.C.); o 2.º semestre letivo, também correspondente a 30 créditos (3 U.C.), inclui duas unidades curriculares teóricas e uma de estágio. 

O 2º. ano curricular inclui duas unidades curriculares, cada uma com 30 ECTS). Uma é Estágio e a outra é Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio.

O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia destina-se a enfermeiros que pretendam aprofundar a sua formação ou adquirir competências em Enfermagem Especializada, dotando-os de conhecimentos técnica e cientificamente avançados em domínios da Enfermagem na área de especialização, através de uma oferta qualificada que habilite os graduados a desempenhos profissionais de maior exigência, em diferentes instituições de saúde (públicas ou privadas). 

Temos estabelecidos protocolos com várias instituições para a receção de alunos estagiários nomeadamente com os hospitais e maternidades da região Norte de Portugal e Castilla y León em Espanha.

Sobre o Curso:

Curso: Mestrado em Enfermagem de Reabilitação
Grau ou Diploma: Mestrado
Área científica predominante: Enfermagem
Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120 Créditos ECTS 
Duração normal do curso: 4 semestres letivos
Número de Vagas: 30.

Vagas:

1. Fixação de vagas:
1.1. Número total de vagas por acesso para o ano letivo acima indicado: 30 (Trinta)
1.2. Nº de vagas para a 1ª fase: 30 (10 vagas por instituição)
1.3. Nº de Vagas para acesso geral: 30
1.4. Na ESS-IPVC: do total de vagas (10) 25% serão afetadas prioritariamente a profissionais de enfermagem provenientes de instituições de saúde que tenham protocolos de formação com a Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo



Candidaturas

Consultar Portal do Candidato
Destinatários

2. Habilitações de acesso:
2.1. Podem candidatar-se os detentores de grau de licenciado ou equivalente legal em Enfermagem *
2.2. Os titulares de um curso de especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. 
2.3. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Enfermagem conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo.
2.4 Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em nursing ou midwifery que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico e estatutariamente competente.
2.5. A Comissão Mista Cientifico Pedagógica do Curso pode admitir, candidatos que não satisfaçam as condições referidas nos números anteriores mas cujo curriculum escolar, científico ou profissional demonstre adequada preparação para a frequência do mestrado, como previsto na alínea d) do n.º 1 do art.º 17.º do DL n.º 74/2006, na redação dada pelo DL nº 107/2008, de 25 de junho.
2.6. O reconhecimento a que se referem os pontos 2.2 a 2.4 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

* Nota: De acordo com a legislação em vigor, para atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista pela Ordem dos Enfermeiros, é condição necessária ter no mínimo dois anos de experiência profissional como enfermeiro aquando da inscrição no curso.


Diretor de Curso
Teresa Isaltina Gomes Correia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915